Opera 9 – Primeiras impressões

Motivado pela boa impressão causada pelo Opera Mini e por uma comparação de browsers feita pelo van Amstel, do Usabilidoido, onde ele compara, em termos de usabilidade, o Firefox 1.0.6, o Opera 8.01 e o IE6 (se é que isso tem usabilidade), resolvi baixar a versão mais recente do Opera pra ver se ele realmente é tudo o que falam que é.
Pois é, eu sei que é muito tarde pra falar do Opera 9, mas eu estava tão satisfeito com meu Firefox que achei que não precisaria conhecer outros browsers. De fato, eu ainda não troco meu Firefox pelo Opera por uma série de fatores, mas tenho que reconhecer que me impressionei muito com esse simpático browser. Me impressionei tanto que resolvi blogar sobre algumas facilidades e funcionalidades sobre as quais ainda não tinha lido ou ouvido falar. Chega de blá blá blá e vamos ao que interesa.

Interface

Pra quem já está acostumado com o Firefox, a interface do Opera é bastante amigável, pois há bastante coisa em comum entre os dois browsers como, por exemplo, a barra de pesquisa embutida que, por padrão, também vem configurada para o Google, mas é possível adicionar outros mecanismos.
Além disso, é possível (como no Firefox) adicionar novas skins feitas pelos próprios usuários. Eu, como skin lover que sou, fui logo atrás de algumas e achei várias legais, dentre elas, a Tango CL, que é a que estou usando.

Opera 9.01 - Tango CL Theme

Suporte aos Padrões

O Opera 9, segundo dados estatísticos, com explicação neste artigo do Idealog, tem o melhor suporte aos padrões juntamente com o Firefox (como já era de se esperar). Da versão 8.5 para a 9, esse suporte cresceu consideravelmente, como se pode perceber através da tabela. Isso evidencia que só mesmo a Microsoft não se interessa pelos padrões, já que o IE6 tinha o pior suporte aos padrões (52%) e o IE7 apresentou (até agora) um “aumento” vergonhoso de apenas 2% a esse suporte.

Usabilidade

O Opera dispõe de uma barra lateral (por padrão vem à esquerda, mas é possível mudar seu posicionamento) muito interessante. Primeiro pelo fato de ela ser “colada” ao canto da página, o que faz com que ela tenha “largura infinita”, como disse o van Amstel em seu vídeo de comparação dos browsers, e seja muito fácil alcançá-lo e clicá-lo. Segundo porque, além de ser personalizável, possibilitanto colocar ali qualquer atalho ou coisa do tipo, ela tem várias funcionalidades, como, por exemplo, o painel links, que mostra todos os links contidos na página, possibilitando, por exemplo, que você faça o download simultâneo de vários arquivos, sem ter que ficar rodando a página toda atrás dos links de download. Prático, não?
Menus simplificados, intuitivos, caminhos curtos, recuperação de páginas fechadas, interface intuitiva e quase 100% customizável. Tudo isso faz com que o Opera 9.01 dê show de usabilidade.

Barra lateral - Fácil acesso e diversas funcionalidades

Facilidades e Funcionalidades

Essa é a parte boa da coisa, a parte que mais me impressionou. O Opera 9.01 por padrão vem com diversas funcionalidades que no Firefox só se tem através de extensões e que os usuários do IE nem sonham que existem. Vamos ver algumas delas:

Mouse Gestures
Disponível no Firefox apenas através da extensão Mouse Gestures, é uma das principais funcionalidades (pelo menos pra mim) do Opera 9.01. Vá para a página anterior simplesmente pressionando rapidamente o botão direito seguido do esquerdo; abra links em novas abas simplesmente clicando-os com o botão direito e arrastando para baixo; recarregue a página simplesmente clicando com o botão direito e arrastando pra cima e pra baixo. Essas são só algumas possibilidades, veja mais sobre isso aqui.
Leitor de Feeds
Assim como o Firefox, o Opera também possui um leitor de feeds embutido, mostrando o ícone de feed na barra de endereço quando ele estiver disponível. O que diferencia o Opera do Firefox é que o Opera pode ser configurado para atualizar os feeds em um intervalo predefinido (que varia entre 5 minutos e 1 semana), e, além disso, ele te notifica quando há novidade entre seus feeds, levantando uma plaquinha no canto inferior direito da tela, o que elimina a inconveniência de ter que ficar visitando sua página no seu leitor de feeds ou ficar acessando seu painel de favoritos dinâmicos (no Firefox) pra ficar procurando as novidades.
BitTorrent
Baixe arquivos via torrent direto do browser, sem precisar de um aplicativo específico pra isso. Basta clicar no arquivo .torrent que deseja baixar e o Opera se encarregará de baixar pra você e salvar em um diretório de sua escolha. Simples, não?
Comandos de voz
Isso mesmo! O Opera 9.01 responde a comandos de voz! Por padrão esse recurso não vem habilitado, mas é possível baixar os arquivos adicionais que são necessários para habilitar essa função simplesmente clicando no ícone do óculos que fica no canto direito, logo acima da barra de rolagem, e depois clicando em Voz ou, se preferir, pelo menu Ferramentas » Preferências » Avançado » Voz e marcando a opção Habilitar controle de navegação por voz. Obviamente, é necessário um microfone para que o Opera entenda seus comandos, que atualmente só estão disponíveis em inglês. Leia mais sobre este recurso aqui.
Widgets
Semelhantes às extensões do Firefox, adicionam várias outras funcionalidades ao Opera, como informações instantâneas sobre o clima em sua cidade (funciona em praticamente todas as cidades), busca por torrents, editores HTML e etc. Infelizmente não achei nada como a Web Developer do Firefox…

Bom pessoal, existem ainda várias coisas pra falar, como, por exemplo, que você pode configurar o Opera para abrir sempre justamente como você parou na última sessão, mas o post já está ficando muito extenso e já deu pra mostrar várias funcionalidades. Acho que por hoje é só.
Um abraço a todos e até o próximo post.

<update>

Thumbnails nas abas
Interessantíssima essa função, e eu tinha me esquecido de falar dela. O Opera permite que você visualize uma thumbnail de uma página aberta em uma aba. Basta você apontar o mouse sobre alguma aba que o Opera exibe uma janelinha com a thumbnail, o título, a codificação usada e o MIME Type da página.

</update>

8 Comentários

Arquivado em Browsers, Cotidiano, Usabilidade

8 Respostas para “Opera 9 – Primeiras impressões

  1. Jader, só lembrando que o Opera (hoje) é o único browser com 100% suporte aos padrões web. Nem o Firefox conseguiu (ainda) tal façanha. Mas assim como você, ainda não consegui deixar de usar o Firefox. Mas confesso que uso bastante o Opera 9, principalmente em site com bastante imagens. É mais leve que o firefox.

  2. Massa! Estou fazendo a mesma coisa que você já faz um tempo. Não coloquei o Opera como padrão (ainda uso o FF), mas agora acesso muito mais sites com ele.

    Ah! uso também a Tango CL🙂

  3. Opera é um excelente navegador, apesar de não ser meu predileto.

    Bem que a tabela compara a especificação ecmascript entre os browsers, pois se comparasse por versões do javascript, iria parecer brincadeira…

  4. Achei muito interessantes esses seus comentários sobre o Opera. Nunca usei mas vou ter que experimentar. Ouço muita gente falando muito bem dele e é hora de testar. Uso mais o FireFox mesmo.

  5. Só pra complementar, além de oferecer suporte a comandos de voz, o Opera 9, possui um sintetizador de voz próprio, tornando o browser uma ótima opção para deficientes visuais.

    Infelizmente, as bibliotecas de voz só estão disponíveis em inglês. Mas espera-se para breve a inclusão de novos idiomas.

    Utilizo ele para avaliar a usabilidade de minhas páginas, pois com ele é possível simular a navegação em browsers de texto, em computadores de 8 bits, desabilitar folhas de estilo, tabelas e imagens, entre outros recursos interessantes.

    Vários especialistas o apontam como browser mais seguro. A única coisa em que ele deixa a desejar, são as extensões (ou widgets) que são poucas, e não muito interessantes. Mas essa melhora não depende apenas do Opera, e sim da comunidade de desenvolvedores, olhar o browser com melhores olhos.

  6. Eliézer

    Ele é ótimo galera , eu recomendo.

  7. Eliézer

    Ele é ótimo galera , eu recomendo.

  8. Como usuário inveterado do IE que era até conhecer o FireFox, digo que o Opera superou minhas expectativas. Excepcional!