Quais são as vantagens de se adotar os Padrões Web?

Muitos desenvolvedores dos tempos antigos, quando a onda era “chapar logo uma table e ir dividindo as linhas e colunas” pra montar os layouts, apresentam uma certa resistência quanto aos web standards, muitas vezes por pensar que se trata simplesmente de construir layouts sem tabelas, e nada mais.
Convenhamos, não deve ser nada fácil aceitar o fato de que o método que você utiliza a vários anos pra fazer websites não é o correto e que você deve mudar – drasticamente – esse método.

“Mas meus sites sempre funcionaram legal e meus clientes sempre ficaram satisfeitos…”, é o que muitos podem dizer.
Será? Bem, a parte dos “clientes satisfeitos” pode até ser – porque eles não estão nem aí se o site é feito com table, div, ul, p, ou o que quer que seja. Mas mal sabem eles (os desenvolvedores “antigos”) que construir sites de acordo com os padrões implica em diversos fatores muito mais interessantes e importantes do que simplesmente abandonar as tabelas na estruturação de layouts.
Existem vários fatores que, se seus sites foram feitos basicamente com tabelas, certamente não “funcionam legal”, não. Vamos ver um pouco sobre dois, que julgo eu serem dos mais importantes deles.

  • SEO

    Sites escritos de maneira semântica tendem a fornecer informações mais relevantes a mecanismos de busca do que sites não-semânticos. Ou seja, quando algum robô de busca passa por um site semântico, ele sabe exatamente o que é um título (principalmente se esses títulos estiverem bem hierarquizados), o que é um acrônimo, uma abreviatura, uma lista ordenada, não-ordenada ou de definição, um endereço, etc, etc, etc. Informações essas que um site não-semântico jamais será capaz de fornecer a um robô de busca.
    Desta forma, a informação coletada por esses robôs a partir de sites semanticamente corretos estará melhor “mapeada” e mais acessível a usuários que pretendam pesquisar sobre tal assunto. Não precisa nem falar que esses sites (os semânticos) alcançarão melhores posições nas páginas de busca do que os sites não-semânticos, não é?

  • Acessibilidade

    O fato de um site ser escrito de maneira semântica, por si só, já contribui para que ele seja mais acessível, tanto para screen readers quanto para browsers textuais, por exemplo. Mas nem por isso o fato de que existem recomendações – e validação – acerca da acessibilidade de um site deve ser ignorado. Não entrarei em detalhes sobre esse assunto, pra não fugir do escopo desse post.

    Mas, falando dos benefícios que os Padrões Web trazem em relação à acessibilidade, caímos novamente adivinha onde… Na semântica, é claro!
    Conteúdos bem tratados (leia-se: escritos de maneira semântica) fornecem informações mais precisas e exatas para robôs de busca, leitores de tela pra deficientes visuais, etc. Além disso, os sites que seguem os Padrões Web têm a vantagem de poder serem visualizados corretamente em diversos browsers, em diversas plataformas, e de diversos dispositivos. Isso é acessibilidade.

Esses são só dois dos fatores mais importantes (na minha humilde opinião) que os Padrões Web acarretam. Mas eu tenho certeza que você tem mais alguma coisa a acrescentar. Let me know!

9 Comentários

Arquivado em Acessibilidade, Artigos, Semântica, Tableless, Web Standards

9 Respostas para “Quais são as vantagens de se adotar os Padrões Web?

  1. Concordo plenamente com vc… e tbm acho que estes dois fatos sejam um dos mais relevantes em relação a adoção aos padrões. Claro além da questão do melhor carregamento do site, mudança de layout mais fácil… mudar a cor da letra de um site mudando apenas uma linha de código e por aí vai…

  2. Bom artigo. É sempre bom que todos estejam lendo artigos desse tipo. Apesar de estar “careca” para os mais atualizados, considero que é de extrema importancia, pois ajuda a penetrar ainda mais no nosso subconsciente.

  3. Tem muita gente que ainda teima em seguir os padrões.

    Há outros pontos cruciais que o Joares falou, mas em suma, os dois comentados são muito importantes mesmo.

  4. Olá Jader, tudo certo?

    Então, gostei muito desse post cara, achei legal mesmo!

    Está de parabéns!!

  5. Pingback: Desenvolvimento em camadas « Blog do Jader

  6. Excelente artigo,
    parabéns!
    O adicionei ao meu Blogroll.

  7. Pingback: Thalis Valle. Tecnologia, Marketing e Design de Internet

  8. Pingback: A Web têm padrões, você precisa segui-los! | Pixel eXperience