Firefox 2 RC1

Hoje, por volta do meio-dia, o Firefox deu mais um passo rumo ao lançamento de sua segunda versão. Trata-se do lançamento da versão RC1.
Ao ficar sabendo da disponibilidade, não me aguentei e fui logo baixando.😛
Com menos de 5 minutos já tinha baixado e instalado tudo, o que é bem normal, se tratando de Firefox.

É óbvio que o Firefox 2 RC1 não tem suporte a algumas extensões com as quais já estamos acostumados. Entre as que eu mais usava e que não são suportadas na RC1 estão: Web Developer, Update Notifier, LiveLines, Sage e Session Saver. Mas creio que eu consigo sobreviver sem elas até o final de outubro, quando é esperado o lançamento da versão final do Firefox 2 (isto é, se é que até lá todas estas extensões serão atualizadas também). Sim, eu conseguirei sobreviver sem a Web Developer! Pelo menos assim eu espero…

Quanto à interface – que vinha sido muito comentada devido à participação da empresa canadense Radiant Core – não senti muita diferença (o que é bom), apesar de a iconografia ter sido renovada (pra melhor, na minha opinião).
A grande diferença em relação às versões passadas é o fato de que agora cada aba tem seu próprio botão de fechar, e no canto direito da barra de abas (onde antes ficava o botão de fechar as abas) tem um botão que, quando clicado, mostra todas as abas atualmente abertas no Firefox. Quem usa Opera já deve estar acostumado com isso, mas quem não usa deve sentir um pouco essa mudança.
Outra mudança que pude notar é que agora, no menu Ferramentas, ao invés de aparecerem ambos os itens Temas e Extensões, há apenas um item (Complementos), que abre uma janela semelhante à janela de opções, onde se pode ver tanto os temas instalados quanto as extensões. Coisa bem simples e mínima, mas que deu uma organização melhor ao menu.

Um ponto negativo que notei foi a auxência dos botões Anterior, Próxima, etc., na barra de pesquisa textual pela página. Isso realmente será um incômodo grande caso não seja corrigido antes da versão final.

Bom, ainda é cedo demais pra dizer se o Firefox 2 será ou não tudo o que dizem que será, até porque RC‘s são apenas RC‘s, mas por hora, além do que já tinha sido concretizado na versão Beta 2, não há tanto motivo para grandes euforias.

4 Comentários

Arquivado em Artigos, Browsers, Cotidiano

4 Respostas para “Firefox 2 RC1

  1. Sei que a cada release do FF alguma coisa irá mudar, e pra melhor. Algo que não podemos esperar do nosso querido e velho amigo IE.

    Ótimo post Jader. Abraços.

  2. Realmente… Acabei baixando a alguns dias a RC1 do IE7 e não vi absolutamente nada de tão inovador ou melhorias importantes. A “graaaande” novidade foi as Quick Tabs, que permitem ver na mesma tela uma miniatura de todas as abas abertas, facilitando a mudança entre elas. Mas por outro lado, a usabilidade continua bem precária (e até piorou em alguns aspectos) e a “interface descomplicada” que andaram anunciando não é tão descomplicada assim.

    Mas justiça seja feita: ficou bem menos desagradável desenvolver pro IE7. Mas até que ele entre de vez no mercado e tome o lugar do IE6 (o que não vai acontecer tão cedo), isso não vai passar de utopia.

  3. Muito bom o layout novo jader. Muito bom hehe

  4. Primeiramente, Gostei do novo layout o blog.

    Sobre o Firefox, a cada melhora “obriga” os usuários fiéis divulgá-lo. É o que você fez! E