Faça o Dreamweaver trabalhar a seu favor – Parte I: Benefícios gerais

Depois de uma semana longe do meu computador (eu já estava me prometendo isso a meses :P), mais de 300 e-mails e mais de 600 feeds pra ler, estamos de volta. E pra voltar, vou começar uma pequena série que eu já estava planejando à altura do post passado, que tratará do uso do Dreamweaver para a produtividade, sem perder de vista o uso dos padrões web.

Eu já fui purista extremista. Já meti o pau em quem usava Dreamweaver, assimilando-o com o descaso com o desenvolvimento em web standards. Mas o tempo passa e a gente cresce e aprende que a qualidade do código está diretamente ligada ao desenvolvedor e não ao editor usado. Depois da lição de vida (:P) vamos logo ao que interessa.

Benefícios gerais do Dreamweaver

Na minha época de purista, vivia “pulando de editor em editor”, quase toda semana eu testava um e o que mais tinha me agradado no final das contas era o EditPlus por algumas facilidades que ele me proporcionava. Quando comecei a trabalhar em uma agência web e tive que usar o Dreamweaver eu chiei muito, mas acabei aceitando a idéia e passei a buscar vantagens e pesar vantagens/desvantagens em relação ao EditPlus e vi que não fazia sentido continuar com tanto preconceito com o Dreamweaver. Nesta primeira parte da série, vamos focar nos benefícios já incluídos no Dreamweaver. Mais adiante veremos coisas um pouco mais divertidas, como customizar algumas coisinhas…

Gerenciamento de sites (Dreamweaver sites)

É um dos recursos mais fantásticos e úteis do Dreamweaver. Através do Manage Sites é possível definir sites armazenados localmente ou remotamente, tanto em um outro computador da rede quanto em um servidor on-line. Também é possível especificar o modelo de servidor do site, como por exemplo PHP MySQL, ASP.NET, JSP, etc. também com acesso local ou via FTP.

Um outro recurso muito útil no manuseio de sites no Dreamweaver é a atualização automática dos links quando se altera o nome de um arquivo ou pasta. O Dreamweaver tem uma paleta chamada Files (F8) que lista todos os arquivos e pastas de seu site. Assim, se você resolver mudar o nome de uma pasta, arquivo de imagem, ou qualquer arquivo que seja, ele perguntará se você deseja atualizar os links contidos em outros documentos que apontavam pra esse arquivo/pasta que você renomeou. Em projetos grandes isso é muito, muito útil.

Auto-completar

Há algum tempo atrás eu era completamente contra o uso do auto-complemento, mas, como disse, o tempo e a experiência em um ambiente “real world” de produção me ensinaram que produtividade é tudo.

O recurso de auto-complemento do Dreamweaver em si não é lá um grande diferencial, já que vários outros softwares oferecem algo parecido, o que ele tem a mais é que ele busca id’s e classes definidas na folha de estilos linkada ao documento, o que quase sempre é muito útil. Ainda há algumas tags deprecated, mas algumas já foram “capinadas”.

O que eu acho muito bom mesmo é o fato de ele fechar automaticamente as tags assim que é digitado o “>” da abertura da tag (precisa ser habilitado na seção Code Hints em Edit > Preferences).

Find/Replace robusto

Sem dúvida o melhor Find/Replace do qual já ouvi falar. Permite várias combinações, incluindo uso de expressões regulares, busca por tags específicas, busca por textos específicos dentro de tags específicas, busca no documento atual, em todos os arquivos do site atual, todos os arquivos abertos, todos os arquivos de uma pasta específica, etc. Não dá nem pra citar todas as possibilidades.😛

Por hoje é só. Tenho que admitir que nunca me imaginei escrevendo um artigo desses, principalmente a favor do Dreamweaver, mas espero que tenham gostado e aproveitem bem essas dicas e as que ainda virão. Produtividade é de suma importância na vida de qualquer profissional e por isso é sempre bom saber tirar o máximo de proveito das ferramentas que temos disponíveis pois nós, profissionais de internet, bem sabemos que tempo realmente é dinheiro.

Um abraço a todos e até a próxima.

5 Comentários

Arquivado em Artigos, Dreamweaver, Produtividade, Softwares, Tutoriais

5 Respostas para “Faça o Dreamweaver trabalhar a seu favor – Parte I: Benefícios gerais

  1. Mesmo depois de virar standardista, não apedrejei nenhum usuário de Dreamweaver, pois dá pra trabalhar sim com qualquer ferramenta. Talvez o pessoal implique com o Dw devido a edição visual, mas ela também tem sofrido muitas melhorias recentemente.

    Gosto do meu PsPad, pois além de tudo é gratuito, mas no início fazia sites com padrões dentro do Dw. Não amo nem odeio, mas por enquanto continuo com o PsPad (o que não quer dizer que eu não volte para o Dw um dia).

    =D

  2. Fala Jader!! Até agora não vi nada que o meu link jEdit, que é free não faça, =) To esperando o proximo post, Achei legal a parte que voce disse “Mas o tempo passa e a gente cresce e aprende que a qualidade do código está diretamente ligada ao desenvolvedor e não ao editor usado” concordo plenamente. Quem quer fazer bem feito faz bem feito em qualquer editor!

  3. Kaleb Martins

    Olá..muito bom o post..Concordo com vc. Acho que o Diego Eis do tableless é uma prova de que ele tem um programa igual ao Dreamweaver, o CODA.

    Nas videos aulas da Visie ele aparece com o CODA e que pra mim.. é estilo o Dreamweaver, só que mede code.

    Tem auto completar e se vc entrar no site do fabricante (http://www.panic.com/coda/), tem funções parecidas ao Dreamweaver.

    Temos que levar em conta que quem faz o webSite do seu cliente não é o programa que vc usa e sim o profissional por tráz da tela.

    O que acho é que quanto mais rápido e produtivo for seu trabalho, melhor.
    Mas é claro, rápido não quer dizer meia boca.

    Abraços
    Kaleb Martins

  4. Oi Jader!
    É interessante ver como se mudam as opiniões e perspectivas ao longo do tempo.. eu concordo plenamente com o que vc falou. Eu pessoalmente uso um conjunto de ferramentas, mas principalmente o pspad em conjunto com o expression web.

    Um abraço!

  5. Kaleb Martins

    Eduardo Marques eu uso apenas o PSPad em meus trabalhos..para mim é MUITO melhor trabalhar sem o DW. Até porque sou mais produtivo trabalhando com os meus codigos tudo na unha do que aquele auto-completar..não gosto disso. Já use o expression web.
    Contudo não lago meu PsPad pq ele é simples, rápido, gratuito e tem acesso a FTP, que para mim é a ferramenta que mais uso.

    Não sei vocês mas aqui na empresa já temos que nos preocupar com licenças de softwares de mais.

    Mais faz muita diferença 2500 reais no bolço. Sou mais comprar o CorelDraw do que o Dw.

    Abraços
    Kaleb Martins